Caminhos do Coração: A saga que consagrou a dramaturgia da Record
Análise
Por anos e anos a teledramaturgia brasileira ou imitava a televisão mexicana ou adaptava autores brasileiros. Adicionava sexo, clones, espíritos, campanhas de sociais e estava pronto. Agora a Record resolver se inspirar em seriado americano, ou quando ela comprou os direitos de exibição ninguém avisou que não poderiam adaptar para o Brasil. Caminhos do Coração teve apelo nerd, chegando a ficar conhecida como nosso primeiro X-Men brasileiro.
Sinopse
A trama se envolve em torno de Maria Luz, mulher doce e batalhadora que é acusada de matar o dono de uma das maiores redes de clinicas do pais, o Dr. Sócrates Mayer. Em outro lugar existe a Progênese, o local onde a Dra. Júlia criou seres geneticamente modificados, os mutantes com super poderes.
Maria Luz vive no circo Don Peppe com seus pais Ana Luz e Pepe. Maria é a principal atração do circo, local onde ela foi deixada. Quando descobre ser filha adotiva, Maria se vê numa enrascada: é encontrada ao lado do corpo de Sócrates Mayer e é acusada de matá-lo, em seguida descobre que seu pai verdadeiro é o proprio Sócrates.
A família Mayer, que sempre foi respeitada pela sociedade paulistana, é composta pelos seguintes irmãos Mayer: Sócrates Mayer, Aristóteles Mayer' e Platão Mayer Aristóteles é viúvo e tem três filhos mutantes: Toni, que tem super agilidade e super força, Rodrigo, poderes hipnóticos, e Danilo, que possui super agilidade. Casa-se com Lucinha para que seu pai não descubra que ele é gay. Platão é casado com a interesseira Irma Mayer e possuem duas filhas: Regina e Cléo, que descobre ser mutante com o poder de sobreviver e da projeção astral. A família Mayer é uma das acionistas da Progênese, juntamente com Mauro Fontes e Josias Martinelli. Josias é casado com a ambiciosa Cassandra Martinelli e é pai de Lucas, que lê pensamentos, e Janete, que possui o dom da clarevidência.
Dr. Júlia sempre teve um Laboratório secreto, na Ilha do Arraial, local onde ela guarda a sete chaves as experiências que não deram certo, tendo a ajuda da poderosa mutante com o dom da hipnose Gór, e do super-inteligente Eugênio.
Ficou revelado no último capítulo da trama que a Chefia, que cometia os crimes era a própria criadora dos mutantes, a Dra. Júlia. Ela mandou o jovem advogado César Rubicão seqüestrar Maria dos braços de Sócrates e colocá-la em algum lugar, o circo Don Peppe. 30 anos depois, Sócrates, no dia de seu aniversário revelou que iria deixar todo seu império para uma fundação, revoltando toda a família Mayer. Dra. Júlia ficou com medo que isso prejudicasse suas experiências e ordenou que Eric "apagasse" o velho e, para "matar duas cajadadas numa só", fez com que Maria Luz fosse acusada pelo crime. Ela fez isso, pois sabia que Maria iria receber toda a fortuna e, certamente, impediria sua experiências. Júlia foi eliminando todas as pessoas que descobrissem ou suspeitassem dela (foi o que aconteceu com Platão e Josias). Júlia também ordenou a Eric que eliminasse Rosana (mulher do pescador Téofilo e mãe de Ágata, a menina dos olhos de águia e Aquiles, capaz de se regenerar e correr ultra-rápido), a enfermeira Ruth e outras tentativas que não deram certo, como o ataque a Helga, ex-mulher de Eric que ficou do bem, a Tati, que sempre escapou, Marcelo, e à própria Maria.
Essa temporada de Caminhos do Coração terminou ao ser revelado em forma de holograma pelo próprio César Rubicão que Júlia é a mandante dos crimes. Em Os Mutantes - Caminhos do Coração, Dra. Júlia tomou o pouco que conseguiu fabricar do soro da juventude e se tornou outra mulher, mais jovem 30 anos, Júli Di Trevi, vivida por Babi Xavier.
Caminhos ganha reprise as 6 da tarde. Record já anuncia
Trailer
Banners
Elenco
Elenco
Audiência
Caminhos do Coração entrou para a história. Foi a primeira novela da Record a liderar na média geral do IBOPE. Neste dia, a novela registrou 22 pontos de média, contra 20 pontos da Rede Globo, que exibia um jogo de futebol. Em seu pico de audiência, Caminhos do Coração registrou 27 pontos, ante 15 da Globo.
Aberrtura
Caminhos do Coração entrou para a história. Foi a primeira novela da Record a liderar na média geral do IBOPE. Neste dia, a novela registrou 22 pontos de média, contra 20 pontos da Rede Globo, que exibia um jogo de futebol. Em seu pico de audiência, Caminhos do Coração registrou 27 pontos, ante 15 da Globo.
Aberrtura
0 comentários. Deixe o seu!:
Postar um comentário