Chuva mata 38 no Nordeste. Mais de 1.000 corpos estariam desaparecidos
Com informações do R7 e G1
As chuvas que atingiram os Estados de Alagoas e Pernambuco nos dias 17, 18 e 19 de junho já deixaram ao menos 38 pessoas mortas, de acordo com informações das Defesas Civis Estaduais.
Em Alagoas, o número de vítimas fatais subiu de 19 para 26, segundo o último relatório divulgado pela Defesa Civil do Estado. Mais de 26 mil ficaram perderam suas casas e ainda há 607 pessoas desaparecidas, sendo 500 só no município de União dos Palmares, um dos mais afetados pela chuva, com 9.000 desabrigados.
De acordo com o governo Estadual, 8.000 cestas básicas foram distribuídas para as cidades mais afetadas cerca de 15.000 estão sendo enviadas pelas Conab’s (Companhia Nacional de Abastecimento) de São Paulo, Ceará, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
Já decretaram situação de emergência as cidades de Santana do Mundaú, Joaquim Gomes, São José da Laje, União dos Palmares, São Luiz do Quitunde, Matriz do Camaragibe, Jundiá, Jacuípe, Branquinha, Paulo Jacinto, Quebrangulo, Capela, Cajueiro, Atalaia, Viçosa, Rio Largo e Murici.
Quebrangulo, Santana do Mundaú, Joaquim Gomes e São José da Laje já decretaram estado de calamidade pública.
Já o Estado de Pernambuco contabiliza 12 mortos por causa das tempestades. No total, 49 cidades foram afetadas e 42.057 já foram expulsas de suas casas. Destas, 24.338 foram para a casa de parentes e amigos e 17.719 estão em abrigos públicos.
Falta água na região
A Companhia de Saneamento de Alagoas vai usar 20 carros-pipa para fornecer água às cidades mais atingidas pelas enchentes. De acordo com a empresa, técnicos trabalham para normalizar até terça-feira o abastecimento nas cidades de Quebrangulo e Paulo Jacinto.
Em Palmeira dos Índios, o abastecimento de água ficará suspenso por até 15 dias para implantação de uma adutora provisória sobre o rio Paraíba. Oito carros-pipa serão enviados para a cidade.
O abastecimento de água em Capela deve ser normalizado até quarta-feira. A inundação danificou a adutora e os motores de uma estação elevatória. Seis carros-pipa vão abastecer a cidade.
Em Murici, quatro carros-pipa vão fornecer água. O fornecimento de energia elétrica também está prejudicado. Outros dois carros-pipa serão usados em Branquinha.
Lula promete ajuda
Em seu programa de rádio Café com o presidente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu ajuda aos dois estados. Eu mandei para Pernambuco e Alagoas os ministros dos Transportes, das Cidades e da Integração, para que eles possam ver o que deveremos fazer. Conversei com o governador de Alagoas, com o governador de Pernambuco. Certamente eles irão a Brasília para que a gente faça uma medida provisória para liberar recursos. A chuva foi muito pesada. Em Alagoas, o governador me avisou que tem mil pessoas desaparecidas, disse o presidente.
Ajude fazendo doações. Veja os dados divulgados pela Defesa Civil
Caixa Econômica Federal – Conta corrente 955-6 / Agência 2735 / Operação 006
Banco do Brasil – Conta corrente 5241-8 / Agência 3557-2
0 comentários. Deixe o seu!:
Postar um comentário