DISTRITO FEDERAL TEM SEGUNDO TURNO GARANTIDO
A eleição para governandor no Distrito Federal será definida em segundo turno entre o candidato do PT, Agnelo Queiroz, e a candidata do PSC, Weslian Roriz. Com 96% das urnas apuradas, Agnelo está com 48,7% dos votos válidos, enquanto Weslian tem 31,1%. O candidato do PSOL, Toninho, está com 14,3% dos votos.
A disputa no Distrito Federal teve grandes reviravoltas nos últimos meses. Agnelo Queiroz começou a corrida eleitoral com mais de dez pontos de desvantagem para seu principal oponente na disputa, o ex-senador Joaquim Roriz (PSC).
Durante toda a campanha, o petista contou com o apoio do principal cabo eleitoral do país – o presidente Lula – e, a partir do final de agosto, começou a ser beneficiado pela decisão da Justiça Eleitoral de enquadrar Roriz na Lei da Ficha Limpa e barrar sua candidatura.
Enrolado com a lei, Roriz perdeu popularidade e, no dia 3 de setembro, pesquisa Ibope mostrou que Agnelo o superava pela primeira vez na preferência do eleitorado. O ex-ministro do Esporte fez carreatas com Dilma Rousseff pelo DF, apareceu com Lula no horário eleitoral e prometeu, se eleito, trabalhar por uma Brasília livre da corrupção e dos coronéis.
Roriz renunciou à candidatura no final de setembro e indicou como sua substituta sua mulher, Weslian. A candidatura de Weslian só foi aceita pelo TRE-DF (Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal) um dia antes da eleição, no sábado (2).
0 comentários. Deixe o seu!:
Postar um comentário