Alguns direitos reservados. Leia a seção "Conheça as fontes do conteúdo postado" na barra lateral. Tecnologia do Blogger.

domingo, outubro 31

NO PRIMEIRO DISCURSO COMO ELEITA, DILMA ELOGIA LULA

No primeiro pronunciamento após o anúncio do resultado do segundo turno, a presidente eleita Dilma Rousseff (PT) afirmou na noite deste domingo, em Brasília, que, em seu governo, terá como compromisso a meta de erradicar a miséria do Brasil.

http://www.globo.com/Globo.com/home/foto/0,,43736281-EX,00.jpg 

Ela fez um apelo para que todos os setores da sociedade a auxiliem na tarefa. Vou fazer um governo comprometido com a erradicação da miséria e a criação de oportunidades para todos os brasileiros e brasileiras. Mas, humildemente, faço um chamado à nação, aos empresários, trabalhadores, imprensa, pessoas de bem do país para que me ajudem, disse.

A presidente eleita afirmou que pretende recorrer ao atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, sempre que necessário. Baterei muito em sua porta, e tenho certeza de que a encontrarei sempre aberta. Dilma classificou como um privilégio a convivência com Lula e destacou a inteligência do presidente.

Agradeço muito especialmente e com emoção ao presidente Lula, ter a honra do seu apoio, o privilégio da sua convivência, conviver diariamente com ele me deu a exata dimensão do governante justo e do líder apaixonado por seu país e sua gente. A alegria que eu sinto hoje pela minha vitória se mistura com a emoção da sua despedida. Sei que um líder como o Lula nunca estará distante de seu povo, afirmou.

Dilma foi eleita presidente neste domingo superando José Serra (PSDB) no segundo turno. O resultado foi anunciado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 20h13, quando ela já não podia mais ser alcançada pelo adversário.

O vice-presidente eleito, Michel Temer (PMDB-SP), acompanhou o pronunciamento, assim como dezenas de políticos aliados entre governadores, ministros, senadores e deputados, entre os quais Antonio Palocci (PT-SP) e José Eduardo Dutra, presidente do PT, que também estavam no palco ao lado de Dilma. Ao chegar, ela foi recebida ao coro de olê, olê, olê, olá, Dilma, Dilma e depois os aliados cantaram o Hino Nacional.

Liberdades de imprensa e religião

Ela também destacou como compromissos a liberdade de imprensa e a liberdade de religião. Mas ressalvou que o primeiro compromisso no cargo é honrar as mulheres.

Esse fato é um avanço democrático do Brasil. Pela primeira vez uma mulher presidirá o Brasil. Meu primeiro compromisso é honrar as mulheres brasileiras para que este fato, até hoje inédito, se torne natural, disse.

Dilma prometeu valorizar a democracia em toda a sua dimensão e fez questão de destacar que o seu governo será pautado pelo respeito à ampla liberdade de imprensa e religiosa.

Farei um governo com ampla de liberdade de imprensa, religiosa e de culto. Vou zelar pela observação criteriosa dos direitos humanos e zelarei pela nossa Constituição, disse Dilma no início do discurso.

Noutro momento de sua fala, ela voltou a falar da imprensa. "Prefiro o barulho da imprensa livre ao silêncio das ditaduras", declarou a presidente eleita, para quem as críticas do jornalismo ajudam o país.

Não nego que, por vezes, algumas das coisas difundidas me deixaram tristes, mas quem, como eu, lutei pelo direito de opinião, dedicamos toda a nossa juventude ao direito de expressão somos amantes da liberdade.

Economia

Dilma se comprometeu ainda com a estabilidade econômica e afirmou que adotará medidas de incentivo à produção. Acima de tudo, quero reafirmar nosso compromisso com a estabilidade da economia, disse a presidente eleita.

Ela afirmou que vai criar mecanismos para beneficiar pequenos empresários. Ampliarei o Supersimples [regime de tributação diferenciado para pequenas empresas] e construirei modernos mecanismos de aperfeiçoamento econômico, como fez o nosso governo.

Segundo ela, em seu governo as agências reguladoras terão todo o respaldo para atuar com autonomia e determinação. Apresentaremos sempre com clareza nossos planos de atuação governamental e trataremos com transparência nossas metas e resultados.

0 comentários. Deixe o seu!:

Postar um comentário