RELEMBRE OS PRINCIPAIS RESGATES
Florencio Ávalos (1º resgatado) - Com 31 anos, casado, aos gritos de Chi, Chi, Chi; Le, Le, Le foi o primeiro a sair da mina em um momento de grande comoção. É irmão de Renán, outro mineiro preso sob a terra. Foi recebido pela mulher Mónica e pelo filho Byron, que chorou muito ao ver o pai.
Mario Sepúlveda (2º resgatado) - Um dos mais entusiasmados, o eletricista de 40 anos subiu o túnel gritando dentro da cápsula de resgate e na saída distribuiu pedras trazidas da mina às autoridades. Pouco antes de sua chegada, alguns membros da equipe faziam coro: Estamos te esperando. O clima era de euforia e emoção. Foi o apresentador da maioria dos vídeos do grupo.
José Ojeda (7º resgatado) - Encarregado de perfuração, viúvo, diabético, ele é o autor da famosa mensagem Estamos bem no refúgio os 33, que no dia 22 de agosto revelou ao mundo que os trabalhadores estavam a salvo. Foi recebido pela filha, que tinha uma bandeira do Chile nas mãos.
Claudio Yáñez (8º resgatado) - O operador de máquinas foi recebido com um longo abraço da companheira, com quem prometeu se casar antes de deixar a mina. O momento foi registrado por uma das filhas com uma câmera de vídeo.
Daniel Herrera (16º resgatado) - Com 27 anos, casado, ele foi o último do grupo dos mineiros considerados mais frágeis por suas condições físicas. Deixou de ser taxista para virar motorista de caminhão na mina de San José, onde começou a trabalhar em janeiro deste ano. Foi saudado carinhosamente pela mãe, Alicia Campos. Também foi abraçado pela primeira-dama Cecilia Morel.
Yonni Barrios (21º resgatado) - Eletricista, casado, de 50 anos, era o encarregado do acompanhamento médico dos mineiros, por seus conhecimentos de enfermagem. No exterior da mina, duas mulheres que são suas companheiras travaram uma disputa que terminou em briga. Por fim sua amante, Susana, o recebeu com um longo abraço na saída do duto. A mulher se recusou a recebê-lo.
Franklin Lobos (27º resgatado) - Ex-jogador de futebol, Lobos atuou na década de 1980 pela seleção do Chile e pelo Cobresal, onde jogou com o famoso meio campista Iván Zamorano, na época em início de carreira. Após abraçar familiares e socorristas, ele recebeu uma bola de presente e arriscou algumas embaixadas, em sinal de bom humor e condições físicas.
Luis Urzúa (33º resgatado) – O líder do grupo foi o último mineiro a sair da jazida. Abraçado por seu filho com grande emoção e recebido pelo presidente chileno, o chefe emergiu do túnel de resgate às 21h55. Urzúa conversou durante um bom tempo com Piñera, antes cantar o hino nacional e apertar a mão de diversos funcionários do governo e de socorristas.
Com a saída dos 33 mineiros, permaneceram no fundo da mina seis socorristas, que organizaram os trabalhos de resgate e foram içados nas próximas horas. O encerramento oficial da operação foi à 0h32 desta quinta-feira.
0 comentários. Deixe o seu!:
Postar um comentário